José Pinto da Costa
José Eduardo Pinto da Costa é natural do Porto e ingressou, em 1953, na Faculdade de Medicina do Porto, tendo concluído a licenciatura em Medicina e Cirurgia, em 1960, com uma tese de dissertação que mereceu a classificação de 18 valores e foi referenciada na Revista Internacional da Interpol.
Em 1960, ingressou no quadro do Instituto de Medicina Legal do Porto. Em 1967, mediante concurso e votação unânime do Conselho Escolar da Faculdade de Medicina foi nomeado para o lugar de chefe de serviço do Instituto de Medicina Legal do Porto.
Em 1961, foi nomeado assistente de medicina legal e toxicologia forense da Faculdade do Porto, cargo que manteve até 1974, quando após prestação de provas de doutoramento, em 1973, em ciências médicas, medicina legal com prova complementar em psiquiatria forense, obteve a classificação máxima de distinção e louvor e foi convidado para Professor Auxiliar, passando a Professor Associado em 1979 e a Professor Catedrático, de 1996 a 2001. Atualmente é professor Catedrático Jubilado no Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto e Consultor do Mestrado de Medicina Legal da Universidade do Porto, Professor Catedrático de Psicologia Forense da Universidade Lusíada do Porto, e de Medicina Legal da Universidade Portucalense Infante D. Henrique na licenciatura em Direito e na licenciatura em Direito da Universidade Lusíada – Porto e no Instituto Superior das Ciências da Saúde -Norte
Possui o título de especialista em medicina legal pela Ordem dos Médicos e a Competência para Avaliação do Dano Corporal. Foi eleito primeiro Presidente do Colégio da Especialidade de Medicina Legal da Ordem dos Médicos.
Fundou, em 1981, a Sociedade Médico-Legal de Portugal, primeira sociedade científica do âmbito, à qual preside e que tem sido exemplo de pedagogia médico-legal.
O seu rigor, pedagogia do exemplo, autoridade científica e independência na sua atividade pericial foram qualidades que permitiram com que este fosse considerado uma das 100 personalidades da Cidade do Porto no Século XX.