Pedro Morgado
Professor Doutor Pedro Morgado nasceu em Bragança há 31 anos e vive em Braga. É professor da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho, investigador no ICVS/3B's e no Centro Clínico Académico de Braga e, também, psiquiatra no Hospital de Braga. Fez a licenciatura e o doutoramento em Medicina na Universidade do Minho e está envolvido em inúmeros projetos de investigação tanto a nível nacional como internacional. O seu trabalho foca-se na base neuronal dos processos de tomada de decisão, explorando a interação entre stress crónico e doenças neuropsiquiátricas.
Foi o primeiro presidente do Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (NEMUM) e da associação Alumni Medicina. Passou depois pelos hospitais de Bellvitge (Barcelona) e de São Teotónio (Viseu). Já venceu três prémios de melhor poster em encontros científicos, publicou 12 artigos em revistas internacionais, orientou doze teses de mestrado e participa em vários projetos de investigação em neurociências. É vogal na Ordem dos Médicos - Distrital de Braga e um ativista cívico.
Cronic stress and decision making – from the lab to the clinic
The processes of decision making are changed in multiple Psychiatric diseases, including obsessive compulsive disorder, schizophrenia, depression and the addictions. These processes are highly complex and involve brain circuits highly vulnerable to the effects of cronic stress. In his lab, he’s been seeking to detail the impact of cronic stress in the decision making mechanisms in order to design strategies with clinical applicability to mitigate its effects.