Nuno Henriques Franco
Nuno Henriques Franco é um investigador pós-doutorado em Ciências de Animais do Laboratório no Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) da Universidade do Porto, sendo licenciado em ensino de Biologia e Geologia (2003) pela Universidade de Trás-os-Montes, onde iniciou a sua carreira e, posteriormente, se licenciou em Biologia (2007).
Em 2008 iniciou o seu projeto de doutoramento em ciências biomédicas no campo da aplicação dos 3R's na investigação em doenças infeciosas e distúrbios neuro degenerativos. Os seus objetivos foram: avaliar o impacto das ciências de animais de laboratório na investigação e verificar as atitudes que são transmitidas por investigadores especializados na área aos investigadores que estejam a obter experiência.
Em 2013 foi o vencedor do prémio Jovem Investigador da UFAW (Universities Federation for Animal Welfare), um galardão internacional para alunos de doutoramento ou doutorados há menos de seis anos que tenham dado contributos significativos para o bem-estar animal.
É membro da direção da SPCAL e integrou o grupo de trabalho da FELASA/ECLAM/ESLAV para a classificação de severidade de procedimentos. Integra o board da Basel Declaration Society. É membro externo do ORBEA do iMM, fazendo também parte do ORBEA do i3S.