Moisés Mallo
Moisés Mallo concluiu o curso de Medicina Geral e Cirurgia na Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) em 1987. Pouco depois, deixou a prática clínica para trabalhar na investigação científica. Nessa altura, decidiu doutorar-se em Bioquímica e Biologia Molecular na Universidade de Santiago de Compostela, curso que concluiu em 1991. Depois, mudou-se para o laboratório de Thomas Gridley no “Roche Institute of Molecular Biology” em Nutley, nos EUA, onde fez o seu trabalho de pós-doutoramento sobre os mecanismos do desenvolvimento embrionário de mamíferos, focando-se essencialmente na formação da região craniofacial.
Em 1995, Moisés Mallo mudou-se para o “Max Planck Institute” em Freiburg, na Alemanha, onde começou o seu trabalho como investigador independente, ainda a estudar diferentes aspetos do desenvolvimento de mamíferos. Em 2001, foi para o Instituto Gulbenkian de Ciência, em Oeiras, para orientar a investigação em “Padronização e Morfogénese” e para liderar a unidade de Transgénicos. Aqui, os seus estudos focaram-se em diferentes aspetos dos padrões de formação das vértebras no embrião, incluindo uma componente evolutiva. Na sua investigação, utiliza uma grande variedade de ferramentas genéticas, usando o rato como sistema modelo. De 2004 a 2013 foi também professor de Biologia do Desenvolvimento do curso de Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Making mice with specific genomic modifications
Most of what we are as animals results from the specific and coordinated activity of our genomes. An efficient way to understand how the genome works relies on the introduction of changes in that alter its activity in a know and controlled fashion. It is in this context that the mouse has been used for already many years as a key model organism to understand different aspects of vertebrate gene regulation and activity, as it permits a wide range of very precise genomic alterations. Moisés Mallo will discuss some of these processes and how they can be used to explore the genetic basis of biological activity with special focus on recent methods, most particularly the CRISPR/Cas9 system.