top of page

Maria Beatriz Oliveira

Professora Doutora Maria Beatriz Oliveira é bacharel em Ciência Farmacêutica – Análises Químicas e Biológicas e em Ciência Farmacêutica – Farmácia de oficina e doutorada pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto na área de Farmácia e Bromatologia. Em 2003, associou-se à Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto onde desempenha, atualmente, a posição de diretora de curso do Mestrado em Controlo de Qualidade. É professora associada e investigadora no laboratório de Bromatologia e Hidrologia do departamento de Ciências Químicas, sendo também membro do “Laboratório associado” – REQUIMTE e da comissão técnica da ASAE (contaminantes da cadeia alimentar). 

Detentora de um percurso científico brilhante, conquistou vários prémios, entre os quais se encontram o Prémio de ouro (1º lugar) do Projeto Seed - Quem semeia conhecimento, colhe desenvolvimento, grupo JMV, e o 2º prémio do Concurso de Tecnologia Food I&DT 2013, no âmbito da Alimentaria & Horexpo, promovido pela Rede INOVAR.

Possui um vasto repertório de publicações, nas quais se inserem mais de 50 em jornais nacionais e mais de 170 em jornais internacionais de referência.

Com interesse centralizado na área alimentar, o seu foco de estudo está direcionado para a investigação de alimentos funcionais e avaliação nutricional, avaliação de compostos alimentares bioativos, extratos vegetais e bioprodutos da indústria agro-alimentar, autenticação alimentar por métodos químicos, moleculares e quimiométricos, segurança alimentar e sustentabilidade ambiental, avaliação de perigos químicos e implicações na saúde e avaliação de qualidade e desempenho de óleos e gorduras.

Food Chemistry

A “Food Chemistry” inclui o estudo de processos químicos e interações entre todos os componentes dos alimentos. Como é largamente conhecido, os alimentos têm composição bastante complexa, contendo componentes biológicos e não biológicos, citando entre eles, hidratos de carbono, lípidos, proteínas, vitaminas e minerais, água e enzimas, corantes e aromatizantes, aditivos alimentares e contaminantes, entre outros. Além de tentar conhecer a composição inicial dos alimentos, a FC tenta estudar ainda as alterações que ocorrem com o processamento dos alimentos, tentando determinar os compostos formados e os seus efeitos a nível da segurança do alimento. Além disso preocupa-se ainda com as alterações que ocorrem ao longo da maturação, e as consequências na qualidade nutricional dos alimentos.
A “Food Safety”, “Food Security” and “Food Authenticity” são abordagens mais focadas desta mesma FC e incluídas no Controlo da Qualidade dos Alimentos.
A segurança dos alimentos (Food Safety) constitui nos dias de hoje um foco de particular interesse de consumidores, produtores e autoridades públicas.
A autenticidade (Food Authenticity) adquiriu maior visibilidade com a globalização e o aumento do interesse em produtos de origem protegida, produzidos localmente ou em determinadas regiões, e produtos com alegações com implicações éticas e de saúde. Estes produtos, com valor comercial mais elevado são mais propícias como alvos de fraude comercial/económico.
Nesta apresentação serão discutidos alguns casos da investigação na área alimentar, desenvolvida na FFUP, no grupo a que pertenço, com implicações no controlo da qualidade, segurança e autenticidade alimentares.

bottom of page