top of page

Conceitos e competências transversais de investigação científica: catalisando os primeiros passos

 

Responsável: Manuel João Costa                                                  

Biografia: É Professor Associado na Escola de Medicina da Universidade do Minho. É licenciado em Bioquímica (Universidade do Porto, 1991) e Doutor em Ciências Biomédicas (Universidade do Porto, 1997). Desenvolveu um forte interesse pela compreensão da educação após a conclusão do seu doutoramento. Desde 2004, foca a sua investigação no ensino e educação em ciências biomoleculares e da saude. Ingressou em 2004 na Universidade do Minho, onde é docente de temas de Bioquímica no curso de medicina, e de uma unidade de introdução à investigação dos programas de 2º e 3º ciclo. É responsável pelo programa de formação para a docência da Escola de Ciências da Saúde (ECS) da Universidade do Minho. Adicionalmente, coordena a linha piloto de investigação me educação em ciências da saúde do ICVS. É membro da Comissão de Educação da União Internacional de Bioquímica e Biologia Molecular (IUBMB). É professor visitante no Centro de Investigação em Educação Médica e Saúde (Thomas Jefferson University, Filadélfia). As suas principais áreas de interesse de investigação são o desenvolvimento dos estudantes e as inovações na educação médica e científica. É editor de revistas internacionais como PLOS One, Educação Médica BMC BMC Medical Education and Biochemistry and Molecular Biology Education.

 

Programa do workshop: 

O desenvolvimento de projetos de investigação depende dum conjunto de competências, transversais às disciplinas dos cursos no ensino superior. Porém, essas competências surgem frequentemente de forma pouco explícita e estruturada, e nem sempre são trabalhadas sistematicamente.

Este curso tem por objetivo ajudar quem considera dar os primeiros passos em investigação científica. O curso identifica aspectos chave do processo de desenvolvimento dum projecto de investigação. Designadamente, pretende esclarecer conceitos importantes – por exemplo, o que é uma revista científica, o que é e como funciona o fator de impacto e o proceso de peer review? – e destacar competências fundamentais para a definição bem sucedida dum projeto de investigação – por exemplo, como proceder para definir uma boa ideia de investigação? como desenvolver pesquisas de literatura?. A intenção do curso é criar oportunidades aos participantes para conhecer e experimentar conceitos e ferramentas úteis para conceberem ideias de investigação de uma forma mais sistemática e produtiva.

bottom of page