Visita à Letra: Historia e produção de uma cerveja artesanal
Tal como para aprender a ler é preciso saber o abecedário de trás para a
frente, para conhecer esta cerveja artesanal, vai precisar de ter algumas
letras na ponta da língua.
Fique descansado, o estudo que lhe propomos é muito saboroso, refrescante e
deve ser feito na companhia de amigos.
Para começar há que aprender que a Cerveja Letra é uma cerveja produzida, pelos cervejeiros Francisco Pereira e Filipe Macieira, através de métodos de fabrico artesanais e ingredientes 100% naturais – água, maltes e lúpulos – que lhe conferem um carácter único e especial, resultado das suas propriedades organolépticas, que a distinguem das cervejas atualmente produzidas e consumidas em Portugal: mais turva, mais aromática e muito mais intensa.
A segunda lição é saber que estas características estão presentes em
qualquer uma das 4 variedades, numa gama que é necessário conhecer
de cor e salteado: A de Weiss, B de Pilsner, C de Stout e D de Red Ale.
Embora diferentes ao olhar e ao paladar, todas são produzidas com
o mesmo rigor, ingredientes 100% naturais, sem nenhum tipo de corante
ou conservante e genuinamente minhotas.
Outra das lições fundamentais para conhecer bem a Cerveja Letra, é a de descobrir onde e como tudo começa. Uma viagem à origem leva-nos a Vila Verde, vila onde a nossa cerveja é feita e terra com tradição de plantação de lúpulo há mais de 30 anos. As restantes matérias-primas são também rigorosamente selecionadas de acordo com o tipo de cerveja.
E é numa fábrica de 600m2 que se juntam estes ingredientes 100% naturais e a última tecnologia em produção de cerveja artesanal. A parceria com a Universidade do Minho permite um constante controlo de qualidade e o desenvolvimento de cervejas com características únicas e que podem ser saboreadas em várias letras. Tudo isto num abecedário que ainda só agora começou.