Machine-Learning: Dos Dados até ao Futuro (Programa R)
Responsável: António Preto e José Almeida
Biografia: António J. Preto e José G. Almeida pertencem à Junior Enterprise for Science and Technology (JEST), uma júnior-iniciativa que quer explicar o mundo a partir dos dados. Para o fazer, utilizam as ferramentas do estado-da-arte no tratamento estatístico de dados, oferecendo acompanhamento num ambiente de investigação e académica, bem como formação na área da estatística e da programação.
Os formadores são licenciados em Bioquímica e estão atualmente a desenvolver o projeto de tese na previsão de interações entre proteínas. Neste sentido, o principal interesse foca-se na utilização dos dados para obter novas maneiras de conhecermos o mundo à nossa volta sem deixar de pensar naquilo que isso significa para as ciências da vida.
Programa do workshop:
Os padrões estão em todo o lado: desde a vista aérea de uma metrópole até às manchas num leopardo. Para os descobrir, contudo, precisamos muitas vezes de nos afastar o suficiente para ver tudo. A capacidade humana, contudo, não o consegue fazer sem perder noção dos pormenores. Com o intuito de superar esse problema, os computadores foram metidos ao barulho – máquinas cada vez mais potentes e programas cada vez mais rápidos e eficientes foram desenvolvidos para prever grandes partes do comportamento humano – o funcionamento de uma bolsa de valores, o feed de notícias do Facebook ou os robôs de conversação (Siri, Cortana ou Alexa) são exemplos disto. Cada vez mais a inteligência artificial é uma parte fulcral do nosso quotidiano e torna-se necessário ajudar a perceber o que se passa no “cérebro” das máquinas. Para além disso, o valor que isto pode ter nas ciências da vida é imenso. Enquanto que algumas doenças são fáceis de diagnosticar por terem biomarcadores conhecidos ou traços fisionómicos característicos, outras necessitam de análises mais arrojadas. Com a ajuda de computadores, podemos também muitas vezes simplificar processos experimentais que seriam demasiado caros para muitos laboratórios sustentarem.
Neste workshop vamos ajudar-te a perceber de que maneira podemos partir de um conjunto de medições dos níveis de várias proteínas para prever algumas condições em ratinhos. Com a ajuda do teu computador, veremos que é possível usar algoritmos e modelos matemáticos simples para atingir conclusões importantes, bem como construir modelos que nos ajudam a prever o resultado de algumas experiências sem que seja necessária a sua realização.