top of page

Joaquim Miguel Oliveira

Joaquim Miguel Oliveira é bioquímico (Faculdade de Ciências da Universidade do Porto) e tem um doutoramento em Ciência e Tecnologia de Materiais, área de conhecimento de Engenharia de Tecidos (Universidade do Minho). É investigador sénior “Investigador FCT 2012 e Investigador FCT 2015” no PT Government Associate Laboratory ICVS/3B’s e pró-diretor do grupo de investigação 3B´s da Universidade do Minho. É também o diretor de investigação pré-clínica do FIFA MEDICAL CENTER, Estádio do Dragão, Porto, desde 2013. Atualmente, Miguel Oliveira é orador no programa doutoral em Engenharia de Tecidos, Medicina Regenerativa e Células Estaminais na Universidade do Minho (desde 2013). Ele é também orador convidado da Faculdade de Medicina da UPorto e departamento de Engenharia de Polímeros, UMinho.

Ao longo destes anos, ele focou o seu trabalho no campo dos biomateriais para engenharia de tecidos, nanomedicina, engenharia de células estaminais e controlo da entrega de drogas. Mais recentemente, criou uma nova linha de pesquisa dentro do ICVS/3B´s em modelos de engenharia de tecidos in vitro 3D para investigação em cancro. Como resultado da sua proficiência, já publicou mais de 150 contribuições científicas em revistas. Miguel Oliveira tem 11 patentes aprovadas, 3 livros publicados, uma edição especial em jornais científicos e mais de 50 capítulos em livros internacionais. Ele foi o responsável pelo desenvolvimento e licenciamento de uma patente sobre polissacarídeos baseados em goma gellan (Mimsys® G) para Stemmatters, o primeiro produto comercializado por esta spin-off do 3B's.

Miguel Oliveira recebeu vários prémios, incluindo o prestigiado Prémio Jean Leray 2015 da Sociedade Europeia de Biomateriais para Jovens Cientistas por Excelentes Contribuições no campo dos Biomateriais. É muito ativo na elaboração e coordenação científica de vários projetos financiados em Portugal e internacionalmente.

 

The role of Biomaterials in Tissue Engineering and Regenerative Medicine

 

In recent years, Tissue Engineering and Regenerative Medicine (TERM) has provided exciting technologies for Human health. Inspired by nature, we have been developing several biomaterials with the required biological properties for successfully developing functional substitutes in vitro, aimed to repair and regenerate damaged tissues and organs. Herein, the central role of Advanced Biomaterials for applications in TERM will be discussed.

bottom of page