top of page

Produtos Naturais no dia-a-dia: Extração das essências da canela

 

Responsável: Ana Paula Esteves                                                  

Material necessário: Bata de laboratório

Biografia: Ana Paula Esteves licenciou-se em Química, pela Universidade de Lisboa, em 1987. Ingressou na Universidade do Minho em 1988 onde concluiu o Doutoramento em Ciências (Química Orgânica) em Julho de 1995. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Química da Escola de Ciências da Universidade do Minho.

Os interesses de investigação estão direcionados para a química orgânica sintética envolvendo hidratos de carbono, nomeadamente glicoconjugados contendo aminoácidos e/ou compostos heteroaromáticos.

 

Programa do workshop: 

A canela, uma das especiarias mais usadas em todo o mundo, é obtida da casca e das folhas da árvore Cinnamomum sp. da família das Lauraceae.

Tradicionalmente, a canela tem sido usada como erva medicinal no tratamento da diabetes, reumatismo e problemas respiratórios. Vários estudos demonstraram que vários compostos biologicamente ativos encontrados na canela apresentam propriedades medicinais, nomeadamente atividade antioxidante, antimicrobiana, anti-inflamatória e antitumoral e ainda propriedades inseticidas.

O cinamaldeído, o constituinte maioritário da canela, é um óleo essencial sendo responsável pelo cheiro e sabor da canela. Os óleos essenciais são compostos naturais voláteis a temperaturas relativamente baixas, com cheiro intenso, sendo geralmente menos densos que a água e que podem ser usados como aromatizantes. O cinamaldeído (trans-cinamaldeído) é usado em perfumes e também na aromatização, nomeadamente, de pastilhas elásticas, gelados e algumas bebidas.

A extração de Soxhlet é um dos métodos tradicionais usados no isolamento de produtos naturais a partir de plantas.

O workshop constará de uma sessão  componente experimental na qual será feita a extração do componente maioritário da canela.

bottom of page